6 de abril de 2009

Rosa Esperança


Ontem fui com a Mafalda e o marido ver a peça autobiográfica Rosa Esperança no Cine Teatro de Rio Maior.

A Mafalda , ainda antes de se sentar, virou-se para mim e disse: prepara os lenços que isto vai dar para o torto. E eu respondi: Talvez não.

Bem, foi logo assim que levantaram o pano. Eu e ela desatámos num pranto que durou o espectáculo todo. Não havia lenços que chegassem. Encostámo-nos uma à outra e deixámo-nos ir. Aquilo era de todas nós. Os medos, as angustias, os pensamentos, os vómitos e a queda de cabelo. Todas nós passámos por lá. Aquele grupo de mulheres era a nossa voz. Voz de medo mas também de esperança.

No final, levantámo-nos numa ovação colectiva. E conseguiamos ver os rostos molhados dos mais novos aos mais velhos, homens e mulheres. Talvez porque o cancro já tivesse tocado de alguma forma cada vida que ali estava.

Depois a Cinda levou-nos aos camarins para abraçarmos as nossas queridas amigas e dizer-lhes que estiveram magnificas.

Obrigada pela coragem e ousadia de trazerem a publico, um assunto que, infelizmente ainda é tabu para muitos.

Obrigada a todas e obrigada ao comandante que as dirigiu tão bem.

8 comentários:

Alda disse...

Imel e Mafalda, também gostámos muito de vos ver lá, e a todas as outras amigas do peito e as que não puderam ir mas que estiveram sempre connosco! Este projecto é de todas nós!!!
Muitos beijinhos.

Lina Querubim disse...

Olá Imel
É maravilhoso vê-las e ouvi-las não é??
E toca cá bem fundo!!!!
Liguei á Nela ontem e soube que tinham ido eu gostava de as ter visto :))) ficará para uma outra oportunidade!
Beijokas para ti e Mafalda

IsaLenca disse...

Pois é Imel- a emoção que a peça provoca, mesmo aos que nunca tiveram o bicho dentro delas!
Mas a mensagem de prevenção e de Esperança é muito bem transmitido.
E cada vez mais tenho orgulho em poder fazer parte deste grupo de Amigas Guerreiras....
Bjs para ti e para a Mafalda

Mimas disse...

Chorasti?! Chorasti?! Não percebo porquê minhas amigas!

Dado que me esqueci da porra dos lenços, a Isalenca tinha um pacote e meio, de modo que antes de entrarmos discutimos animadamente quem ficava com o pacote inteiro e quem ficava com o meio...ganhou a Isalenca, eheheh!!!

Foi maravilhoso, não foi? Tocou de facto a quem já passou pelo mesmo ou a quem já lidou de perto com a situação, adorei.

Bjcs às duas.

Cris VIC disse...

Já me fizeram chorar, outra vez ...

mari-lou disse...

Imel foste ao domingo?
Tenho pena de não te ter visto, mas eu fui no sábado, foi lindo não foi?
Grandes mulheres e sei que também pertences a esse grupo mas nem sempre se está disponivel, mas é como se lá estivesses és uma guerreira também.

Beijinhos e boa Páscoa.

carla ervilha disse...

Emocionaste-me... agora e antes... Um grande beijo, Imel querida, e obrigada por teres estado mais a Mafalda junto de nós.

Lina Querubim disse...

Imel desejo-te uma páscoa feliz!!
Beijokass