16 de setembro de 2008

Ossos do oficio


Pois é amigas, não tenho tido vontade de aparecer por estas bandas e sabem porquê? Porque ontem tive análises e consulta. Significa que uma semana antes já estou a hibernar. Não me apetecia ver nem falar com ninguém. O medo instala-se e é uma porra. Então foi assim...Os resultados estão ok, excepto o valor da fosfatase alcalina óssea que se mantém ainda um pouco acima do limite. Por isso o médico decidiu-se por um medicamento que é indicado para a osteoporose. No fundo funciona como um preventivo. Daqui a mês repito a análise para vermos se a FA baixou. Normalmente faz-se 3 ou 4 vezes por ano. Não tem efeitos secundários e é bem tolerado. Até aqui tudo bem. Ok, venham lá os comprimidos. Não! É injectável! O quê? Pois é, esta porra é injectável e é administrado durante 2h e pior ainda é feito na sala da quimio. Merda! Outra vez aquela sala medonha. Fiquei aterrorizada. Tenha calma, disse o médico. Já não tem veias? O que é que acha? Não disse mas pensei. Cada vez que me picam, é como se me furassem com um berbequim, andam para aqui a escarafunchar até encontrar alguma resistente. A coisa já não tá fácil! Mas ok, que seja para o meu bem, é para se fazer, assim seja.

Um pouco do pamidronato...


O pamidronato é um medicamento que se utiliza já ha alguns anos para tratar varias enfermidades dos ossos. Entre elas a osteoporose, que é uma predisposição maior que têm certas pessoas a sofrer fraturas espontaneamente ou diante de pequenos golpes. Pertence [o pamidronato] à família de produtos conhecidos como bisfosfonatos.

O pamidronato tem a propriedade de “grudar-se” ao osso e de não acumular-se em nenhum tecido brando (coração, rim, pulmão, fígado, cérebro, etc.). Todo o pamidronato que não se depositou no esqueleto é eliminado do organismo poucas horas depois de ter sido injetado ou tomado por boca. Por isso, é uma medicação considerada muito segura pelas autoridades sanitárias, já que é difícil que provoque mal estar secundário.

No osso, o pamidronato se concentra nos locais de destruição ou troca do mineral e paralisa a célula que literalmente come o osso (e que se chama osteoclasto). O pamidronato não afeta adversamente a célula que mineraliza o osso (e que se chama osteoblasto). Pelo contrário, estudos muito recentes indicam que até poderia melhorar a vitalidade da mesma. O bem conhecido é que, ao cabo de certo tempo de tratamento, consegue-se alcançar um balanço positivo a favor do aumento de mineral em todo o esqueleto. Por isso o osso se calcifica mais e se pensa que isso ajuda a torná-lo mais forte.

Fónix...às 14h vou fazer o tal pamidronato, já tou em stress!!!!!!!!!!!!!!!!

27 comentários:

IsaLenca disse...

Há-de tudo correr bem! Há que manter os ossos riginhos!
É sempre bom podermos dar "pontapés" - mas só em objectos- e "murros" - de preferência em locais almofadados- sem haver perigo de nos partirmos todas!! Às vezes apetece, né?

Isa disse...

olá isa, um beijinho grande .vai correr tudo bem.beijinhos

Cristina J. disse...

Imel, querida, não penses na sala... leva um livrinho e aproveita para meter a leitura em dia. Ou uma revista côr de rosa, não todas!, porque só uma não chega para duas horas. E depois, vens cá contar as fofoquices!

E a veia, com jeitinho não escarafuncham nada...vocês têm cá uns termos!

Jokas

Loulou disse...

Querida, faz como a Cristina disse. Ou então pensa em mim, que ando no hospital dia do IPO há uns 18 meses... nada como música, livros, revistas para passar o tempo. Ainda dormes um pouquinho e o tempo passa logo.

Beijocas grandes

Mimas disse...

Então, correu tudo bem, não foi? Conta lá mas é as fofocas! Quem é que há 1 ano casou e era mt feliz e agora já se descasou e até já arranjou substituto e foram vistos radiantes de felicidade numa ilha não sei aonde, ela em topless, claro. Ou então quem é que muito bom pai/mãe só porque foi visto na rua a empurrar o carrinho da criança que já não via p'raí há uma semana! E quem engravidou de quem mas que afinal não engraviou népia, está é mais gorda! Enfim, conta tudo!

Bjcs
Mimas

Cristina J. disse...

Ai Mimas, credo!
Que coisas chocantes... olha pronto, a mais gorda sou eu, acaba-se já aqui a dúvida...

Jokas

de Bizet disse...

É assim mesmo.
Lê qualquer coisa e depois contas ao pessoal.
Um beijinho grande para ti e para a Carol.
Carmen.

imel disse...

Oi miudas, já passou!!!!!!

O xanax é fixe. Viva o xanax!!!!!

O facto de estar naquela sala é traumatizante. Foram 2h certinhas. A enfermeira estava nervosissima só de ver a minha cara, mas foi uma querida. Picou-me com muito jeitinho e acertou logo à primeira. Depois foi só esperar que corresse aquela coisa. A Mafalda esteve sempre comigo, até na hora de me picarem agarrou-me na mão e tivémos juntinhas a sofrer. Mas passou-se bem, deu para pormos a escrita em dia e nunca faltou assunto. Depois fugimos dali rapidamente e fomos lanchar ao Allegro.

Amanhã vamos ver o Mamma Mia, preciso de desanuviar.

Jinhos e obrigada a todas pelo apoio.

Ilda disse...

Olá Isabel, quero apenas deixar aqui um beijinho cheio de força e alegria. Ilda M.

Nela disse...

Oh querida, e estavas tu com medo do pomidronato! Oh... Oh...
Isso é canja. Parece a canja da avó da Gigi.

imel disse...

Oi miudas, ontem fiquei um bocado afanada. Foi o pamidronato que me deixou co dores no corpo todo. mas tomei ben-u-ron e fui ver mamma Mia. Adorei, é mesmo super divertido e é disso que nós precisamos.

Jinhos lindonas

Querubim disse...

Boa noite Imel, aquela sala deixa alguns dissabores mas sabes?
Quando vou ao IPO e vou para aqueles lados do bloco vou dar um alô ás Enfermeiras(os)eram umas queridas e qq dia estou lá uma vez por mês para levar uma tal duma injecção que ainda não sei o nome, só tenho consulta uma semana antes de acabar a Radio sei que é 1 vez por mês(acho)e durante um ano :(
Bem deixar de coisas foleiras já passou estás melhor e divertiste-te com o filme, boa!
Bom fim de semana e Bjss

isa-retratoiluminado disse...

Grande Imel...assim mesmo é que é...fazer os tratamentos todnhos certinhos, direitinhos, seja para o osso ou para outra porra qualquer. DEpois o Mamma mia...é qualquer coisa de extraordinario, que nos poe bem la em cima. Muito bom, um musical à maneira!

Imel o importante sao os resultantes o resto a gente papa tudo, seja em que sala for. Va lá amiga... para a frente.

beijinho

laura disse...

*****

Ser feliz é...
Ter esperança,
Acreditar,
Fazer uma oração, e,
Ter a certeza de ter sido ouvida!
Beijinhos, eu estou aqui. Sempre.
laura

imel disse...

GOSTO MESMO DE VOCÊS!!!!!!

Um abraço apertado a todas!

Cristina J. disse...

Pois... gostar gostas! e as Fofocas, cadê?!!!!!!!!

Se não forem as manicures da SIC não sabemos nada...

Jokas

Alda. disse...

Andas é a precisar de de vir a um encontro dos nossos!!! Ficavas logo boa!!!Queres experimentar? Nem precisas de Xanax...
Decide-te e aparece, é meia cura podes crer.
Beijinhos

Cinda disse...

Imel a Alda tem toda a razão.
Há que aparecer, vais ver como faz milagres.
Beijos e toca de aparecer.

IsaLenca disse...

Pois é Imel!! Toca a ir passear este fim-de-semana...
Bjs

C disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Querubim disse...

beijinhos e boa noite!

IsaLenca disse...

Olá Imel!! Então andas a experimentar o Magalhães?? Que tal a experiência? Toca a levantar o "astral" (lê com pronúnica brasileira, bem arrastada, pois tem mais piada!
Bjs

Mimas disse...

Imel?

Bjcs

imel disse...

Oi miudas tudo bem? Tudo fixe! Hoje fui fazer uma eco abdominal e parece que tá tudo ok. Assim seja.

Pra semana vamos almoçar? O que acham? Já que não fui ao "conbibio" pelo menos encontramo-nos por Lisboa.

Digam alguma coisa.

jokas

Mimas disse...

Só se puseres um post novo! A malta já não pode com os ossos e muito menos com o ofício! Até a Carlinha da ervilha pôs três posts assim de rajada!

Aliás o facto da eco ter mostrado que estava tudo bem merece destaque mulher, vá lá, arrebita!

Beijocas.

imel disse...

Oi Mimas tens razão, ando mesmo muita preguiçosa-.

Olha vou mas é às compras, vou ao Campera à Nike ver se compro umas roupitas e uns tenis para fazer exercicio. Tudo menos andar de volta dos tachos.

bj

ps.prometo actualizar o post asap

Mimas disse...

Então vai lá, mas depois volta com fotos do téne e do fatito de treino e tudo e tudo, ok?

Bjcts