13 de maio de 2008

O meu cantinho na natureza


Sabiam que o Gerês é candidato às 7 maravilhas da natureza em todo o Mundo? É verdade. E agora muito recentemente é também candidato a reserva mundial.

Pois é, aquele cantinho do Mundo é mesmo unico.

Para votarem, basta clicar neste link: http://www.new7wonders.com/nature/en/


Estes dias de descanso junto da minha familia foram optimos para recarregar baterias. Já lá não ía há 3 anos, o que para mim é muito tempo. Gosto da minha familia. São pessoas simples e genuinas. Pessoas amigas de ajudar o próximo e com as quais me identifico muito.

Obrigado tios por nos aturarem!

Deitava-me a ouvir a água a cair e acordava ao mesmo som. Como eu te adoro Gerês... E que boas recordações de infância que tenho daquela terra. E aquele cheirinho tão singular que só lá encontro. Quando acordava, abria a janela para respirar aquele ar puro e fresco, fechava os olhos e pensava como é bom poder desfrutar destes pequenos prazeres que a vida nos dá. Acordar e ter a encosta da Pedra Bela mesmo à nossa frente. Sentir o cheiro da lenha no ar e ouvir a água a correr em todas as direcções... Se pudesse teria parado ali o tempo...!

Fomos até S. Bento da Porta Aberta que tem agora uma cripta luxuosa. No exterior contemplámos a vista para a barragem de Caniçada. Como é fabulosa! De regresso a casa, a minha tia levou-nos pela serra que está agora vestida de rosa e amarelo e maravilhosamente perfumada de carqueja, urze e giesta.

Se pensarem em ir ao Gerês, recomendo a residencial dos meus tios ou a Pensão D. Adelaide que por sinal é sogra do meu tio e uma excelente senhora. http://www.pensaoadelaide.com.pt/index.php?id=15

O Gerês é sempre bonito em qualquer altura do ano.

Vão até lá!

Fica aqui a reportagem fotográfica no Gerês/Maio 2008.

27 comentários:

laura disse...

*****

Conheço bem o Gerês,não para termas, mas para desfrutar aquela explosão de maravilhas.
Também sou de perto... num instantinho estou lá.

Aquela energia daquele granito, aqueles perfumes, os animais, bois cabritos, cabras cavalos (garranos) em liberdade. E as águas que aparecem em reguinhos e cascatas por todo o lado?
As paisagens, os prados, as gentes... Aquele convite à meditação, à ternura das boas recordações da vida... a serenidade que se ganha... olhando aquele jardim tão bem cuidado pelo ALTO...
Não me venham dizer que não há ali o Divino!
Sim creio em ti Senhor Criador do Céu e da Terra.
laura

Nela disse...

Vai fazer inveja para o raio que te parta! Maldosa!
Adoro! Adoro! Adoro!

Jinhos

Cristina J. disse...

Não vais acreditar... eu já fiquei nessa pensão!!!

Teria a minha filha 2 aninhos, no máximo. Até tenho fotos na frente da pensão, que acho ser a que tu estás também com uma menina.
Fica lá mesmo no cimo, não é?!

E o Gerês é aquela coisa...
Nós descobrimos um casal de velhotes, no meio do nada, que abria as portas de casa para almoços. A Sra fazia a comida, que era de chorar.Tinham um vinho verde á pressão, engarrafado pelo próprio que nunca mais bebi nada igual.

Era tão simples, tão campónio e tão bom, que desde esse dia, podiamos ir dar a maior volta e almoçar já na hora do lanche, mas tinha que ser sempre ali o almoço.
Os velhotes sentavam-se conosco e era tudo tão bem regado que tinhamos que voltar á pensão para dormir uma sesta, tal era o grau...

Bjinhos

imel disse...

Laura, obrigado DEUS por nos dares aquele cantinho neste país que mais parece estar à beira do abismo...

Nela, sua inbejosa...vê lá se ficas verde...

CristinaJ, podes crer ali é impossivel jejuar seja o que for. A comida é boa e o vinho é excelente. Ninguem consegue recusar. Ali não há dietas nem abstémios. É sempre a abrir!
A casa que falas é a amarela? se for essa é um antigo chalé convertido em turismo rural que é dos irmaõs da minha tia. Tem uma vista fabulosa. Tem um piscinão valente. A dos meus tios e a Pensão Adelaide é na outra encosta mesmo em frente. Com uma vista igualmente espectacular. Vale mesmo a pena fugir daqui 3 ou 4 dias e ir até lá.
Sou mesmo fã daquela terrinha! Já deu para perceber.

Beijos a todas

Loulou disse...

Que belas fotos. Ai, o Gerês... já não vou há anos. A última foi há uns 11 anos, numa saída de campo de curso. Foram dias maravilhosos! Ai, que eu tou mesmo a ficar velha! saída de campo há 11 anos?!!!!

Beijos grandes, querida

Cristina J. disse...

Loulouuuuuuuuuuu!

Não penses nisso que estás a pensar...depois andas mal disposta e amarela e com azia e mais não sei o quê!

Deixa-te estar sossegadinha...

Imel, a pensão que falo era numa enconsta, mesmo no cimo, com uma vista descritivel mas era branca (acho...), e não tinha piscina nenhuma.

Quando nos encontrar-mos levo fotos para veres se é aquela.

Bjinhos

Cristina J. disse...

Com uma vista "INDESCRITIVEL", queria eu dizer!

Raios, estou a ficar esclerosada

Cinda disse...

Que belas férias.....
O Gerês é um lugar mítico, paraíso do Norte. Não podias ter escolhido melhor sítio para descansar e recarregar baterias.
Faz tempo quelá não vou, já tenho saudades.
Ficar no meio da serra, sem se poder sair, de cas , porque não tem luz. Umas noitadas à lareira, comer, beber e jogar umas cartadas.
Gostei de rever, na tuas fotos , esse local, lindo, lindo, lindo...
Um beijinho e uma boa semana. Cinda

Marilu disse...

Amiga que bom que esta ausência foi por uma boa causa estás perdoada mas partilho da tua opinião o Gerês é lindo e genuínas as suas gentes há seis anos andei por lá a passear por dentro entrei em Boticas saí em S.Bento tomei o paqueno almoço numa aldeia que só abria o café com bolos ao Domingo, que era a nora que fazia quando ia de fim de semana,e comi lá uns queijinhos... e mel...
Quando poderes faz mais ausências assim fazem bem ao corpo e à alma.

Beijinhos da Marilu para ti para a tua princeza.

Gigi disse...

Com diz o Malato, também eu já fui muito feliz no gerês.

Há sítios assim, que têm o condão de nos trazer paz e felicidade.

O meu refúgio, neste momento é S. Pedro de Moel. è para lá que vou agora.

Bom fim-de-semana.

Cristina J. disse...

Oh rapariga, espera lá... ainda estamos na Quinta-feira, só amanhã é que é fim de semana!

Mas eu não digo, há por acaso, aqui alguém que tenha os pirolitos todos bem colocados?!

Oh valha-me S. Ambrósio...

Isa disse...

Já lá tive, mas há muitos anos atras...tenho que lá voltar

Alda disse...

Imel que maravilha é o Gerês, já lá fui várias vezes, e passei por lá no dia 25 de Abril.
Tirás-te uma fotos lindas! Estás muito bem e a tua filhota.
Beijinhos grandes

Mimas disse...

Belíssimas fotografias Imel, lindas mesmo!

Pois eu confesso que conheço mal o Gerês, comparativamente com o resto do país, é curioso, nem sei bem porquê. Mas de facto quando vejo imagens como estas penso que tenho que me apressar a abreviar esta lacuna.

Bjcs,
Mimas

Nela disse...

Falta só falar do lugar mais sagrado que existe no planeta Terra: o Santuário de Nossa Senhora da Peneda.
Para mim, esse é o local onde o céu encontra a terra.
Aquelas montanhas agrestes e imensas são a mais visível face de Deus. Ali, eu estou com Ele como em mais nenhum sítio (claro que o "sítio" onde me encontro com Ele é dentro de mim). Mas ali deve ser a Sua casa.

Nela disse...

Já falei de ti à Patrícia. Mal, claro! Eu ando na fisio no CEFO (Centro Especializado de Fisioterapia Oncológica), patrocinado pela A.P.A.M.C.M.
É muito bom.

imel disse...

Chavala...(Nela) estive lá ontem no Grupo de auto ajuda.

A Patricia é boa miuda e boa profissional, estás bem entregue.

Livra-te de dizeres mal de mim, apanho-te e faço-te a folha...

Jokas grandes e bfs

BiChOs Do MaTo disse...

sim senhor
isto é que é descansar.
bjs Lara

IsaLenca disse...

Que bom...do local que é nem se podia esperar outra coisa. No ano passado estiove lá a passar 7 dias com o marido e filhotes: estive também em Turismo de Habitação mas em Amares. Depois foram esses passeios magníficos até às Barragens, depois de descer uma estrada muito íngreme, com uma altura danada do lado direitos mas com uma vista até perder...
E já estive também na Peneda e em Pitões.
Agora a filhota está cá com uma pinta de modelo: até sabe olhar por cima dos óculos de sol. Ai, ai Imel...a menina vai dar-te umas dores de cabeça!! Vai ser um quebra corações!

Bjs

imel disse...

Oi Isalenca, então que tal Roma e o Papa? Ou vais me dizer que foste a Roma e não o viste?

Desembucha lá como foi...

Jokas

IsaLenca disse...

Pois é, fui a Roma, estive lá 7 dias mas não vi o Papa. Andei foi cinco - 5!!- horas no Vaticano: há imenso para ver. De Papas só vi estátuas. Subi cerca de 400 degraus para ir à Cúpula de S.Pedro - aí quase vi foi estrelas!! Escadas estreitas, sempre à roda, tudo muito fechado..ía-me dando um síncope. Mas assim já posso dizer que estive mesmo lá no alto...e a vista é giríssima! De resto a cidade é um museu ao ar livre autêntico. O que mais me meteu impressão, pela história e horrores - se aquelas paredes falassem- foi o Coliseu. Estive mesmo lá dentro e aqinda tem os restos das divisões pequeninas onde colocavam os cristãos e os corredores por onde os felinos andaram!!
Andei kms. e kms., viam-se mais estrangeiros que italianos - para mim o contra que teve foi o facto de ser muito turística- e cara "pra caramba". Não há nada como a comidinha portuguesa!
Pelo meios dos passeios foi namorar com o maridão... foi mesmo muito bom.
Bjs

IsaLenca disse...

Pois é, fui a Roma, estive lá 7 dias mas não vi o Papa. Andei foi cinco - 5!!- horas no Vaticano: há imenso para ver. De Papas só vi estátuas. Subi cerca de 400 degraus para ir à Cúpula de S.Pedro - aí quase vi foi estrelas!! Escadas estreitas, sempre à roda, tudo muito fechado..ía-me dando um síncope. Mas assim já posso dizer que estive mesmo lá no alto...e a vista é giríssima! De resto a cidade é um museu ao ar livre autêntico. O que mais me meteu impressão, pela história e horrores - se aquelas paredes falassem- foi o Coliseu. Estive mesmo lá dentro e aqinda tem os restos das divisões pequeninas onde colocavam os cristãos e os corredores por onde os felinos andaram!!
Andei kms. e kms., viam-se mais estrangeiros que italianos - para mim o contra que teve foi o facto de ser muito turística- e cara "pra caramba". Não há nada como a comidinha portuguesa!
Pelo meios dos passeios foi namorar com o maridão... foi mesmo muito bom.
Bjs

Cristina J. disse...

Então e os gelados Isalenca... e os gelados?!
E os Italianos Isalenca... e os Italianos?!

E no coliseu não viste os gladiadores?!
E foste,mesmo lado a lado com o coliseu, áquela parte que eu te tinha falado: monte palatino?

Já vi que foi só namoro...

Bjinhos Imel

imel disse...

Optimo já vi que te divertiste.
É bom fugirmos daqui de vez em quando e se for para namorar melhor ainda.

De Italia só conheço San Remo e foi by night, fui lá jantar quando estive no Monaco. Mas Italia faz parte dos destinos que gostava de conhecer, principalmente a ilha de Sardenha.

Beijinhos

IsaLenca disse...

Tens razão Cris, os gelados- magníficos e era a única coisa barata. Gelados cremosos, saborosos, e... nada gelados. Mesmo ao ponto. De resto vasculhei mesmo tudo.
Italianos??!!! Acho que saí à rua na má altura - só vi meninos de mãos dadas e aos beijinhos e a passear de chachecol a enfeitar a malinha Prada. Devia ser imitações- uma colega minha comprou duas "Prada" por 25 euros! Giríssimas e...para quem é uma leiga no assunto como eu, imitavem muito bem.
Mas não é para descansar.
Para isso não há nada melhor como o Gerês ou mesmo interior da Beira Alta!
Bjs

Mimas disse...

Itália é toda ela um museu ao ar livre! Pelo menos de Roma para cima que conheci muito bem pois estive um mês com uns amigos nossos italianos com casas espalhadas pelo Norte de Itália, adorei, é um país lindo, lindo, lindo!

Esquece a ilha da Sardenha e vai ao lagos!

Bjcs Imel!

Mimas

Carla disse...

Fotos lindíssimas. Inspiras sorrisos :) Infelizmente, não conheço o Gerês. Sempre me disseram que é um lindíssimo, tenho de lá ir. Beijo enorme*