28 de fevereiro de 2008

Faz hoje 1 ano e a minha vida mudou...


Faz hoje precisamente um ano que a minha vida mudou para sempre.

Como todos os anos por esta altura, fazia exames de rotina às minhas mamocas. Era sempre um dia terrivel, uma ansiedade desmesurada, um medo que cortava a respiração.

Iniciei a mamografia seguida de uma longa espera. Depois foi a ecografia mamária acompanhada pelo Radiologista FL. Passado alguns minutos, "Isabelinha..." disse ele. Sinto aqui uma zona densa que não sei bem o que é. Sabes que se eu tivesse a certeza dizia-te, mas não consigo perceber. Vais fazer uma biópsia para termos a certeza". As lágrimas começaram a cair e o pânico instalou-se. Em segundos tudo mudou. "Vais lá fora e repetes a mamografia. Depois levas à tua médica ginecologista para te encaminhar".

Para bom entendedor meia palavra basta. O Dr. FL é uma referência. Se ele disse isto é porque é uma certeza. Mas ele viu-me tão ansiosa que achou prudente não mo dizer e deixar essa tarefa para a minha médica.

A viagem até casa foi em silêncio. Era impossivel afastar o meu pensamento de tudo aquilo e articular outras palavras era uma missão quase impossivel. A palavra Cancro era já uma realidade. E agora, o que vai ser de mim? Eu não merecia isto. Porquê eu? O que é que eu fiz?

Tantas perguntas ...e nada de respostas.

26 comentários:

Ana Mafalda disse...

Pois é amiga, como eu te compreendo... Esta malvada mania de marcarmos as datas negativamente é do caraças.
Voltamos a reviver estes maus momentos e ficamos com o estômago todo embrulhado, com uma enorme tristeza que nos invade até ao último recanto da nossa alma.
Não pode ser!! Vamos encher o peito de ar, relaxar e pensar nas coisas maravilhosas que nos aconteceram e acontecem todos os dias. Essas, sim, devemos guardá-las no nosso coração.
Beijinhos e um abraço muito, muito apertado.
P.s. Espero ver-te hoje

Mimas disse...

Imel, parece que "faz hoje 1 ano" está na ordem do dia. Passa no SG, temos lá um post que é para todas...há dias de sol e de esperança e cá estás tu passado um ano para nos mostrares isso.

Um beijo grande...pernilonga!

Mimas

Loulou disse...

Imel, marcamos as datas más, as piores da nossa vida, mas essas datas servem para nos mostrar que cá continuamos, que temos força para lutar e viver! Porque apesar de tudo, a vida é bela e merece ser vivida!

Muitos beijinhos

isa disse...

olá imel, é uma data triste...mas também lembra que com força, coragem, fé e esperança tens ido conseguindo ultrapassar os probemas e vais conseguir mais uma vez...és uma querida

Alda disse...

Imel, que possamos dizer todas, e por muitos anos, faz hoje X anos que.... o mundo me caíu em cima!
E vai acontecer! Chegaremos a velhinhas, porque a esperança é a ultima coisa a morrer.
Beijinhos

imel disse...

Vocês são umas QUERIDAS!!!!!!

Para todas, um abraço apertado.

cristina j, disse...

Minha querida, para o ano teremos aqui outro post a dizer: "Faz hoje dois anos que a minha vida mudou".

E todos os anos, vais acrescentando mais um...e nós estaremos cá sempre a repetir: "Está tudo bem. E foi muito bom conhecer-te, e acompanhar-te este tempo todo!".

Bjinhos grandes

Gigi disse...

Recentemente também relembrei o dia em que a minha vida mudou, foi há um mês e 10 dias.

Relembrar é bom, mesmo que andemos a relembrar coisas menos positivas, porque relembrar significa que já ultrapassamos as coisa. significa que estamos vivas e a lutar.

Beijinhos.

Nela disse...

Li esta descrição toda arrepiada. É igual a todas as outras. Todas já fizémos um post a dizer o mesmo ou parecido. E, no entanto, continuo a arrepiar-me quando alguém o diz tanto como me arrepio quando eu própria o digo. Como refere a Alda, eu já fiz o "faz hoje 2 anos que o mundo me caiu em cima". E tu, Imel, também vais fazer.

Ontem, vi na RTP uma entrevista com a Simone de Oliveira. Sempre a admirei muito (ou não fosse ela um belo exemplo de Aquariana... hihihi) e sabia que ela tinha tido cancro de mama para aí há uns 20 anos. O que não sabia e ela contou ontem, é que voltou a ter (na outra mama) há 2 anos. E não disse nada, na altura, para não tirar a esperança a mulheres que já tivessem tido cancro. Agora que já passou (fez 35 tratamentos de radioterapia), ela contou para que dê esperança a quem possa ter reincidências.

Estas comemorações são simultaneamente a lembrança de uma data terrível, mas são também a nossa vitória sobre esse acontecimento. Devemos fazer sempre um grande Tchim Tchim e comemorar a Vida.

Por isso, Imel, um grande, enorme Tchim Tchim para ti e cá te esperamos para o ano!

IsaLenca disse...

Estas datas que vão passando são realmente uma vitória.
E havemos de cá estar todas para os 2, 3, 4, ... por aí fora, até sermos todas velhinhas! E todas prá frentex: até sabemos blogar!
Pensamento positivo e aproveitem... a sol que está a começar a raiar!
Bjs. e fim-de-semana

lia disse...

Olá Imel,
Espero que estejas mais animadinha!
Sei que pensamos todas nessas datas...mas temos (,como diz a Mafalda) de tentar pensar ,nas coisas boas da vida!Estive a ler o comentário da Manela...como percebo essa grande Mulher que é a Simone de Oliveira tb a admiro muito!Beijinhos e bom fim de semana.
Beijinho a Carolina.
Fica bem.

Aida guimarães disse...

Imel,

Fez ontem 1 ano e vais no bom caminho!! Para o ano vão fazer 2 e 3 e muitos mais.
Queria agradecer-te os miminhos que tens deixado lá no meu cantinho.
Aproveito para agradecer também à Ana Mafalda que a vi por lá também!!

Beijinhos muiiito grandes e tenham um óptimo fim de semana

De Bizet disse...

Imel,
faz este ano 10 anos que eu fui operada a um cancro da mama.
Tenho tido alguns problemas de doen�a, mas nada ligado ao problema de cancro ...
Tu j� sabes esta hist�ria, mas queria que todas as nossas meninas ficassem a saber.~

Um beijo a ti, um beijo a todas.
Carmen.

imel disse...

Obrigada mais uma vez amigas.

Tchim Tchim a todas nós!!!!


Bom Fim de semana.

Bj grande

Cinda disse...

Olá imel é uma data que todas nós não queriamos, mas como somos muito mais fortes, a data passa ao lado. Força é muito bom viver. Sabes que nem me lembro das datas em que tudo foi descoberto ou detectado, só sei os meses, o resto é secundário, não quero nem lembrar, quero sim é viver.Um bj. Cinda

laura disse...

*****
Minha linda!

Não penses na dor.
Não penses para mais sofrer.
Não fiques parada a olhar para trás.
A vida está em movimento...
Os sofrimentos é que nos ensinam a aproveitar a felicidade.
E nunca deixes de sonhar!
laura

De Bizet disse...

Um beijinho.
Carmen

Anônimo disse...

QUERIDA SÓ TE DESEJO QUE UM DIA POSSAS DIZER COMO VAI DIZER A TILA DIA 15 FÁZ HOJE SEIS ANOS GRAÇAS A DEUS ...BEIJINHOS DA MARILU

isa- retratoiluminado disse...

Querida Imel, ainda bem que faz um ano e fará muitos mais. Que tudo passou e caminha para ficar tudo bem outra vez.

Não sabia da reincidencia da simone. li o livro que escreveu, achei- uma mulher extraordinaria como todas nós. Vamos buscar forças nem que seja a uma ponta de uma pedra.

Beijinhos linda

Isa

Gigi disse...

Imel,

só passei para te mandar uma beijoca. tenho passado por aqui, mas como não há novidades...

Lígia

marilu disse...

A Esperança


Apesar de todos os obstáculos
que encontro pela minha vida,
apesar dos contratempos que me deparo,
apesar das portas fechadas que vejo,
apesar das dificuldades que enfrento,
ainda assim, tenho a esperança.

A esperança vive em mim,
amanhece comigo,
percorre o dia todo
e, quando anoitece, ela está ainda mais fortalecida.

Quando meus pensamentos estão confusos
e minhas idéias não são decifráveis,
não desisto!

Lembro-me da esperança que me move...

Quando meu caminho está tortuoso,
e minhas chances são diminuídas,
lembro- me da esperança
que devo ter sempre...

Esperança
é a certeza de que algo de bom vai acontecer,
é a confiança que tudo vai dar certo.

Todos devemos ter essa esperança,
para que não nos sintamos caídos,
para que nosso dia seja menos tumultuado,
e para que nosso coração esteja menos pesado.

Desejo a você
que também tenha sempre a esperança,
que ela permaneça sempre em seus pensamentos.

Desejo que você nunca desista,
porque enquanto houver a esperança,
nenhum sonho está perdido!

"Que as estrelas iluminem e guiem seus passos!!"
Com carinho...
beijos de luz...
2007/05/21 enviada por WebMaster

Autoria de Autor Desconhecido
Para ti com desejo de boa Páscoa BEIJINHOS LINDA...

isa disse...

beijinhos imel.fica bem e boa pascoa

De Bizet disse...

Um beijinho para vocês.
Uma boa pascoa.
Carmen.

Loulou disse...

Boa páscoa, querida.

Muitos beijinhos

Querubim disse...

Sei como é Amiga...passei e todas nós que aqui estamos passámos pelo mesmo!!!!
É o tirar o tapete debaixo dos nossos pés...o passar de segundos quase toda a nossa história de vida até aí e depois...o que podemos perder!!!!
Mas quando refletimos e começamos a ver as pessoas que temos do nosso lado que mereçem toda a nossa força para lutarmos contra o "bicho" e podermos ficar com quem nos ama vale tudo!!!!!! E viramos umas MULHERES CORAGEM!!!!
Beijinhos e tudo de bom para ti aliás para TODAS NÓS!!!!!
Bjokas
Lina

Querubim disse...

Amo essa vida
que me trás alegria.
Tanto noite como dia
Sua beleza irradia!
Amo essa vida
no tom azul da cor do mar,
no brilho intenso do luar,
na aurora a despontar!
Mas amo tanto essa vida
sem razão pra desespero,
pois é nela que espero,
uma chance pra lutar.
Como não amar essa vida,
se foi o próprio Deus quem a me deu?
A Ele dedico minha vida.
A vida que Deus me deu!


Bjssss

Lina