31 de janeiro de 2008

Almoço na Escola

Hoje fomos até Alcácer do Sal. A Mafalda, o marido e moi même. O marido foi em serviço e nós prestámos todo o apoio moral.

Iniciámos a jornada com a visita guiada e em primeira mão pela cripta arqueológica situada na Pousada D. Afonso II. E desde já agradeço a amabilidade e simpatia da Esmeralda em nos receber e ser nossa cicerone nesta viagem pelo tempo.

É óbvio que um passeio destes merece um bom repasto e nada melhor do que a Escola para fazer as honras da casa. A escolha do menu suscita sempre algumas duvidas quando estamos perante 3 bons "garfos".

Finalmente chegou o momento mais aguardado. Abrimos com arroz de choco e camarão, depois seguiu-se cachaço de porco preto e fechámos com a magnifica e conhecida empada de coelho bravo com arroz de pinhão. Seguiram-se as sobremesas das quais destacamos o Fidalgo e o doce da casa acompanhado de licor de bolota.

Após este momento incomensurável de prazer, os comensais dirigiram-se de novo até à Pousada para mais uma visita, desta vez pelas salas de clausura e claustros do antigo convento de freiras da Ordem de Santa Clara do Séc. XVI ao Séc. XIX. Por volta dos anos 90 este edificio foi convertido na Pousada Histórica D. Afonso II, uma das mais prestigiadas Pousadas de Portugal.

E na viagem de regresso a Lisboa pensei nas coisas boas que a vida tem!

14 comentários:

isa- retratoiluminado disse...

Amiga eu conheço esses sitios!...estava a ler-te e a pensar: a escola????...eu conheço isto...sera restaurante?...depois com a pousada d.afonso II...apercebi-me que era mesmo o restaurante. Esse á uns anos atras, eu eo meu marido namoravamos, e fugiamos de setubal algumas vezes durante a semana, chegamos a jantar muitas vezes nessa zona, na Escola, e no Museu do Arroz.

Bons passeios e vai avisando ok?..pode ser que eu vá atras, como quem nao quer a coisa:))))

Beijinhos as duas

Isa

imel disse...

Olá Isa, é verdade, belo sitio propicio para o romance.

Gosto muito daquela zona e sempre que posso vou até lá, Carvalhal, Comporta, etc.

O aviso fica registado, da proxima vez esquivas-te tambem e fazes-nos companhia.

Beijo grande e bfs

De Bizet disse...

" E na viagem de regresso a Lisboa pensei nas coisas boas que a vida tem!"

E tem tantas, não é Imel?

Um beijo.
Carmen

Nela disse...

Bolas! Vão comer para o caraças...
Não há quilómetros que vos valham!

Um dia destes, vou ter convosco e fazemos o passeio a 3.

A cara da Mafalda é-me familiar... Não tenho a certeza, mas aquele sorriso parece-me conhecido.

Jinhos

Nela disse...

Ok! Está bem. Podemos beber uma caipirinha e fazemos mais 3 km...

IsaLenca disse...

Maravilha de passeios!! São todos lugares espectaculares. Cada passeio as suas fotos, maravilha...vamos revendo esses locais.
Assim é que é...e então com umas boas comezainas! Fazem muito bem!
Bom fim-de-semana

cristina j, disse...

Olha Imel... e eu fiquei a pensar nas coisas boas que comeste!!!!

Poças, não conheço essa do coelho, mas fiquei com ele em mente...

E deixa lá de vir para aqui despertar o vicio da gula, porque nem todas andamos esses kms todos por dia (nem por ano!, um dia destes rebolamos todas com tanto pratinho bom.

Bjinhos e bom fim de semana

imel disse...

Amigas, o pecado da gula é terrivel!!!!

Quando se gosta de comer, é dificil resistir à tentação e pensamos ok..., é só desta vez. E tambem não é nada que uns bons Km não possam resolver.

Amigas, só para vos tentar... ainda sinto o gostinho daquela maravilhosa empada de coelho bravo...Hum!!!! Delicious!!!!!

P'rá semana é que é caminhar naquele calçadão até gastar as solas dos ténis. Aguardamos por novas candidatas.

Bjocas e bfs

Alda disse...

Olá Imel, que pena eu não viver aí para essas bandas, porque juntáva-me a vós! Eu também gosto muito de caminhar. Beijinhos

IsaLenca disse...

Não podia deixar de colocar aqui esta informação. Acho que este número de telefone - 808 255 255 - devia estar em destaque e circular pelos blogues:

Cancro: Nova linha telefónica recebeu 500 chamadas nas primeiras duas horas de funcionamento

Lisboa, 04 Fev (Lusa) - A nova linha telefónica de apoio a doentes oncológicos recebeu 500 chamadas nas primeiras duas horas de funcionamento, informou hoje o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), Vítor Veloso.

No Dia Mundial Contra o Cancro, que se assinala hoje, o responsável referiu ainda a decisão de alargar o horário de atendimento da "Linha Cancro", ao incluir o período da manhã.

O número 808 255 255 funcionará todos os dias úteis entre as 09:00 e as 22:00 horas, quando anteriormente estava previsto entre as 17:00 e as 22:00 horas.

As principais questões colocadas relacionaram-se com aspectos da doença como diagnóstico, terapêuticas e apoio psicológico e com direitos e subsídios da Segurança Social, avançou à Lusa.

Questionado pela Lusa, o presidente da LPCC recordou que "está para breve a assinatura de um protocolo com o Ministério da Saúde" que irá estender os rastreios do cancro da mama da região Centro a todo o norte e sul do país.

Quanto ao cancro do colo do útero, Vítor Veloso lembrou as experiências-piloto que estão a desenvolver-se para se iniciar um verdadeiro processo de rastreio de "qualidade" e saudou a decisão do inicio do processo ao nível do cancro do colo-rectal na região do Centro.

"A sensibilização sobre estilos de vida, comportamentos de risco e o lançamento de programas de rastreio adequados, de qualidade e credíveis terão repercussões financeiras dentro de cinco a 10 anos" quanto a poupanças nos cofres do Estado, referiu.

As prevenções primárias e secundárias permitirão a detecção de cancros em fases mais precoces, o que permitirá tratamentos mais "simples, eficazes e com maior possibilidade de êxito", afirmou.

O cancro mata mais de 20 mil pessoas por ano em Portugal. De acordo com os dados da Direcção-Geral de Saúde (DGS), em 2005 o total de óbitos por tumores malignos foi de 23.232, mais 395 casos do que no ano anterior.

Nela disse...

Imel, enviei-te 2 mails para o Gmail. Vai lá dar um olhinho e responde-me, sim?
Jinhos

Mimas disse...

Como é que foste à Escola e não comeste o maravilhoso feijão adubado??!! Isso sim, agora...coelho...blhac...é das poucas coisas que não consigo comer...é isso e pescada cozida!

Bjs, boas caminhadas!
Mimas

cristina j, disse...

Esta Mimas é demais...não gosta de uma comidinha leve como pescada cozida e enfia-lhe logo com "um feijão adubado", tá certo!

Olha as cólicas...

lucinda maria disse...

Ola Imel, eu moro no norte mas conheço todos esses sítios, são maravilhosos para passear e para termos consciencia que a vida é mesmo bela e bonita de viver.Um beijo Cinda.