9 de novembro de 2007

Radioterapia

Ontem recebi uma chamada do Hospital Cuf Descobertas. Vou iniciar a Radioterapia na próxima 2ªf. no horario das 12h30. São 33 sessões e sendo assim devem-se arrastar até finais de Dezembro. Vai comigo uma nova amiga que fiz no Hospital, também ela com cancro da mama.

Estou com algum receio porque tenho a pele muito clara e sensivel. Mas já me deram alguns conselhos a não esquecer durante este periodo, principalmente o uso e abuso de algumas pomadas.

Mais uma etapa que tem de ser vivida e tal como as outras, vai ser superada.

18 comentários:

Aida guimarães disse...

Olá Imel,

Não te preocupes com a radioterapia. Vai correr tudo bem.
Os cremes gordos são muito bons para deixar a pele bem hidratada. Não podes usá-los antes de fazeres os tratamentos, só há noite. Mas os técnicos dão as indicações todas. Vão dizer que não podes usar cremes nenhuns, só o biafine por indicação deles. Mas eu usei durante os tratamentos só antes de me deitar. No final o resultado foi muito bom. A minha pele ficou mais escura mas nunca fiquei com queimaduras.

Contigo também vai correr tudo bem!!

Beijos grandes e fica bem.

Nela disse...

Oh Querida, não estejas apreensiva. A pele morena queima muito; foi o meu caso, mas nunca fez ferida nem nada parecido.

Deves por Biafine e podes começar já, antes dos tratamentos. Põe aí umas 6 vezes ao dia, mas tem a preocupação de não pores nas 2 horas antes dos tratamentos. Deves levar sempre a pele seca. Depois, quando chegas a casa, vai pondo várias vezes. Não uses roupa apertada, de preferência de algodão. E se não te incomodar, não uses soutien.

Toma banho com água morna e não uses sabonete ou gel agressivo. Eu passei a usar o dos bébés.

De resto, vai correr bem. No início, parece que os dias não passam e vês que os tratamentos nunca mais acabam. Depois, lá mais para o meio, entras em contagem decrescente e é um instante.

Jinhos e BONS TRATAMENTOS! SÃO PARA A TUA CURA.

imel disse...

Amigas,

Obrigado pelos conselhos.

Já tenho o biafine e vou começar a usar.

Que seja por bem!

Bjocas e bom fim de semana!

P.S. Namorem muito!

Loulou disse...

Querida, vai tudo correr bem e passa num instante. Eu fiz 35 sessões e nem dei conta.
Faz tudo que aqui as amigas dizem e vais ver que a pele ficará um must. Eu fiz com outra amiga do peito, com pele mais clara que a minha, e ela ficou com a pele menos escura que a minha. Por isso, como vês, isso não tem nada a ver.
A frase é: hidratar muito com biafine. Usa e abusa dele!

GRande beijoca

cristina j, disse...

Eu, não posso aconselhar, felizmente, mas se aqui as meninas te aconselham o Biafine é de confiares.

Penso que a tua dúvida foi a dúvida de quase todas quando começaram a rádio, p'lo menos quando lia os blogs a conversa andava muito á volta desse assunto.

Um beijinho grande e bom fim de semana

Alda disse...

Olá Imel,

As meninas que fizeram radioterapia, já te deram conselhos sobre os cuidados a ter. Estás bem informada.
Eu não fiz radio, só fiz quimio.
Vai tudo correr bem! Coragem!!!

Beijocas

cristina j, disse...

Imel, que amanhã seja o inicio de um novo ciclo para o caminho da tua cura, e é concerteza.

Um beijo grande e que o tratamento não seja muito doloroso.
Depois, já só faltarão 32...

Loulou disse...

Imel, que amanhã tudo corra bem. Será outro ciclo para a fritura do bicho! Eu tb começo uma nova fase, e todas juntas venceremos esta doença má!

Beijinhos e força!

imel disse...

Olá amigas

Lá fui para o meu 1º dia de radio. Correu bem. Já estou com o biafine.

Para ti, Loulou, amanhã será o inicio de uma nova etapa. Vai em frente. Tudo vai correr bem.
Força amiga!

Bjos a todas

BiChOs Do MaTo disse...

Imel
usa e abusa do biafine.....várias vezes ao dia (eu punha de 2 em 2 horas).
Eu fiz 25tratamentos, a minha pele ficou ligeiramente mais escura, mas nunca com feridas.
Em Dezembro faz um ano que iniciei os tratamentos e posso-te dizer que só percebes que há ali algo, porque evidentemente não existe a mama.
Mas quando a reconstruir, não haverá diferença alguma, a minha médica diz que tenho uma cicatriz linda e que com a reconstrução nem se vai perceber que alguma vez não tive mama.
Estou ansiosa por esse dia, mas sei que pelo menos 1 a 2anos me esperam.
bjs grandes e não te esqueças mt mt creme e olha usa um sabonete de glicerina (compra no Lidl, o vermelho) foi o que usei nessa altura.
bj Lara

Mimas disse...

Ainda bem que correu como previsto.

Bj para ti, Mimas.

cristina j, disse...

Como todas previamos e pediamos...correu tudo bem!

Esta é o primeiro, mas já conta como menos um.

Bjinhos para ti

imel disse...

Oi Lara

Obrigadissimo... vou seguir o teu conselho.

Quanto à reconstrução, tambem dizem que a minha cicatriz está optima. Datas...ainda é prematuro fazer previsões.

Bjocas e tudo de bom para ti

imel disse...

Oi Mimas
Obrigado pela força.

Bj grande

imel disse...

Oi Cristina

Obrigado, obrigado amiga!

Um beijão grande para ti

Anixinh@ disse...

Ola , Imel ja sei que correu td bem com a primeira sessao de radio, e com as restantes tbem vai correr td bem ,
Quanto ao teres a pele clarinha , ja te devem ter indicado pra pores uma pomada que é o biafine , e do melhor eu usei e nao fiquei queimada, apenas fiquei com a pele um pc mais escura, vais ver que td vai correr na perfeição .
E mais uma etapa que vais ultrapassar na boa amiga .
Mta força , e esperança .

Bjinhos gds e fica bem

Joana disse...

Um bem haja muito especial para si Imel e parabéns pela sua coragem e pela partilha de experiências. a minha mãe está a viver também uma fase muito difícil da sua vida. foi-lhe diagnosticado cancro da mama há cerca de 1 ano. Já fez quimioterapia e radioterapia. Agora aguarda a cirurgia (mastectomia). Tenho sofrido muito pela minha mãe mas tento sempre encorajá-la e dar-lhe o apoio de que tanto precisa e merece. Tenho pensado que realmente devemos valorizar cada momento da nossa vida e procurar viver com alegria, sem amarguras ou ressentimentos. Devemos investir energia em algo produtivo para nós, algo que realmente nos traga bem-estar, satisfação, prazer, preenchimento interior. A vida é de facto um bem precioso mas nem sempre estamos disponíveis e receptivos para nos apercebermos disso.
Muita coragem a todas aquelas que passem por situações difíceis como a doença. Nunca duvidem de que a vida justifica por si só todos os nossos esforços!

Anônimo disse...

eu passei por radioterapia em 2008 e tambem por quimioterapia (pra tomar toda a quimioterapia fiquei internada por 20 dias (outubro e novembro em 2008 ocorreu) eu gostaria muito de conseguir sentar com alguem que conseguiu dar a volta por cima, porque mais choro do que risosss cada 24 horas trinta minutos eu choro de soluçar